terça-feira, julho 18, 2006

Questao Musical



-E aí, cara? Fechou Ivete, Domingo? Já ta no 3º lote, tem que comprar logo.
Depois de recorrentes perguntas sobre meu interesse em ir a diversas micaretas que vinham acontecendo, embora eu nunca tenha ido a uma dessas e demonstrado qualquer interesse, peguei-me a questionar se esse agrupamento de jovens com camisetas coloridas e iguais, para beijos gratuitos ao embalo de música baiana, seria uma grande ?virose? do tipo:- se você ainda não pegou, vai pegar ou algo do gênero.
Respondendo a pergunta a cima, disse ao colega de faculdade.
-Não cara, não vou não, na verdade não tenho a mínima vontade de ir nesse lance.
E ele argumentou dizendo das inúmeras pessoas que poderiam ser beijadas, do pula pula, a corda do siri ou do caranguejo e do fantástico trio elétrico em movimento, das lindas músicas de bola de sabão e que levantam a poeira.
Já não de hoje que, navegando distraído na internet, vejo muitos sites, flogs, fotologs mostrando imagens de pessoas em inúmeras festas desse tipo, todos lindinhos, ?iguaizinhos? sorridentes, felizes e beijoqueiros.
Com certeza você conhece alguém que já foi a uma dessas, um vizinho, colega, tio, filho da amiga, está se igualando ao desemprego, a gente está à beira disso, sempre conhece alguém que foi ou que vai.
Lembro-me da época que esse tipo de manifestação era restrito ao carnaval baiano, dos famosos trios do pelourinho e farol da barra, onde creio, seria válido, dentro do contexto ?festa da carne? toda essa gratuidade de ?pegação?, zoação,liberdade,bebedeira (teoricamente) exclusivos desse período.
Mas a coisa se expandiu, veio para diversos, senão todos, os estados do Brasil, em todos os cantos, todo final de semana, não importa em qual época do ano, lá está a massa reunida novamente, sem cansar, pulando novamente, sobrepondo até mesmo as festas regionais, de quadrilhas a exposições agropecuárias e rodeios.
De janeiro a janeiro esse tipo de evento acontece com suas repetitivas bandas para no final a galera contabilizar as cantadas, as bocas beijadas, fazendo o balanço desse pseudo-investimento.
Aaahhh, sim, sem não contar no valor pago, ou investido?Bom..., Quanto antes comprar melhor, começando por míseros 30 reais que aumentam gradativamente, na hora então? Parece final de campeonato brasileiro, cambistas fazem a festa para lhe vender essa camiseta-ingresso, que depois vira camiseta mesmo, enfim, tem que mostrar que foi, conferiu e zoou, e não perderia um show desses (embora no mês seguinte o mesmo grupo se apresente, ate mais próximo de sua residência), e o que adianta viver sem divulgar que viveu?
Estava pensando, até em contrapartida a esses chatos convites, fazer um ?abadá? com um misto de imagens dessas bandas, num efeito onde elas fossem uma só, e uma singela frase, assim como do Rock in Rio: ?? MICARETAS, eu não fui?? - e nem quero ir, pois diferente da galera ?eclética?, eu gosto de algumas coisas e não gosto, definitivamente, de outras tantas.
Falar em Rock in Rio, um evento desses por ano seria de bom tom a nós, ?os que nunca foram a micaretas?.

2 Comentários:

Blogger Sangue de Barata said...

Caro hugo Mendes, a questão da Micareta reflete a mediocridade social na qual vivemos. música é o q menos se ouve lá, e o q mais se vende é a idéia do consumo imediato, seja do ponto de vista da pegação, onde as pessoas se auto-consomem por consumir mesmo, ou de um ponto de vista mais metafísico, onde a idéia comprada é a mesma de quem é viciado em orkut ou que assiste a novela todo dia: alienação.
Assim, as pessoas escolham se alienar numa idéia de vida fútil e viciante. vocÊ se ausenta de qualquer participaçãpo social propriamente dita, vocÊ não "tá nem aí" (lembra da musiquinha?), enfim, você escolhe ser uma merda feliz. Como diria Rasul Seixas, 'É uma pena eu não burro, não sofia tanto".

Thiago Mattos

PS:Bela reflexão.
Sinal de q vc nao vai msm a micaretas =)

ter. jul. 18, 02:37:00 PM  
Blogger Seu Cuca said...

Galera,

estou botando um post porque ia fazer um comentário grande demais.
Whatever, só pra esquentar a discussão.

Espero que não pensem que estou fazendo do blog uma versão ridícula do "Saia Justa".

Abraço!

qua. jul. 19, 11:12:00 AM  

Postar um comentário

<< Home