terça-feira, julho 11, 2006

A Ilha

Texto de João Sayad, para a Folha. Auto-explicativo.

"ERA UMA VEZ uma ilha onde viviam cem pessoas -32 crianças, 32 trabalhadores e 32 aposentados. Mais três economistas: um vermelho, um verde e um branco. E um presidente que era sempre reeleito.
Catavam cocos que vendiam a um dólar cada. O PIB era de US$ 100 por ano e de um dólar por habitante. O salário dos adultos era de US$ 3,13 por ano. Gastavam um dólar com a educação da criançada; outro dólar para pagar os velhos e o terceiro para comprar cocos. Os treze centavos que sobravam iam para os economistas e o presidente.
A Ilha, apesar de ilha, foi globalizada. Tem um Mc Donald's e a molecada usa Nike. Investiram em máquinas de catar coco. A produtividade dobrou: o PIB passou para 200 cocos por ano. O mercado de cocos só absorvia 175 cocos. Quatro adultos perderam o emprego.
A saúde melhorou e os velhos vivem mais. Passaram a ser 36 velhos, 24 adultos empregados e quatro desempregados. A ilha virou um paraíso com câmbio flutuante, metas de inflação e dois problemas: desemprego e déficit da Previdência. O economista vermelho disse que o problema vinha da distribuição de renda. Propôs um imposto sobre as máquinas para financiar a aposentadoria dos quatro velhos e o seguro-desemprego dos quatro desempregados. Impossível: com o imposto, os empresários levariam as máquinas embora.
O economista verde propôs que todos trabalhassem menos para que os velhos e os desempregados pudessem trabalhar. Virou assunto de piada. O economista branco propôs produzir cocada para criar mais empregos. O verde foi contra porque o doce provocaria cáries e poluição.
Um economista de outra ilha disse que o problema macro -desemprego- tinha origem micro -o déficit da Previdência. Corrigido o déficit, acabaria o desemprego. Que os velhos se aposentassem mais tarde e os empregados pagassem mais para a Previdência. Todas as ilhas do mundo queriam fazer a mesma coisa. E não faziam. O presidente se convenceu e implementou a reforma.
O desemprego aumentou, com oito desempregados a mais: quatro aposentados obrigados a voltar ao trabalho, mais quatro que foram demitidos, pois as contribuições de previdência maiores diminuíram os salários e a demanda de cocos. A Previdência não tem mais déficit.
A seleção da Ilha tinha onze craques, onze campeões do ponto de vista micro. O conjunto macro era um time de pernas de pau. Perderam a Copa da Micronésia. Moral da história: é melhor resolver a macro antes da micro. Com o efeito estufa, a Ilha foi coberta pelo mar e não existe mais."

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home